terça-feira, 25 de janeiro de 2011


Além das percepções e sensações de alguém que sai de seu País pela primeira vez, mais do que isso está o estranhamento ao encontrar uma cultura diferente da sua e as surpresas que podem acontecer no meio desse caminho.
Christiania foi assim.
Muito embora já tivesse informações, quando lá cheguei foi mais do que impactante. Não só porque nunca vi um lugar como aquele, como creio que não vou ver outro.
Christiania é um bairro de Copenhagen.
A história monta 1970...um campo militar tomado por hippies.
A ocupação, depois da resistência, foi reconhecida juridicamente e eles obtiveram o direito de ali permanecer.
E permanecem, até hoje.
Claro que o bairro não é mais o que era antes. Bem, mas não vivemos mais como viviamos antes... até aí, isso é o que menos importa.
Christiania continua lá... resiste ao cosmopolita e a toda a modernidade que Copenhagen esbanja. Talvez seja pelo muro que envolve o bairro ... Há dois portais pelos quais se entra (ou sai) de Christiania.
E lá, há regras próprias. A primeira delas é: não transita bicicleta no interior do bairro, tampouco se corre. É proibido!
Suas regras são seguidas por todos os moradores. Hoje parece que lá vivem umas 1.000 pessoas. Várias familias. Escolas ali mesmo para as crianças...
Cartão de crédito??? Não existe.
Não é permitido fotografar o local.
Há determinados lugares em que não se pode sentar (em compensação, há muitos outros em que se pode... e são lindos).
Quem mora em Christiania, se orgulha muito e cuida para que as regras não sejam burladas (não há autoridade no local). E quem tenta, logo logo é repudiado por eles e expulsos do local de uma maneira nada simpática.
As decisões são tomadas pelo consenso...Pensou?
Maioria não é nada. Discute-se tudo e toma-se uma decisão somente quando todos querem a mesma coisa e chegam ao consenso ....
E por aí vai...
Christiania é assim, um lugar único!
"BEVAR CHRISTIANIA"

Nenhum comentário:

Postar um comentário