domingo, 18 de julho de 2010

Seguidores

Nesta nova vida de blogueira, tem me chamado atenção as denominações que se tornam conceitos pela forma como são utilizadas, tal como seguidor. Curioso. Para esta simples palavrinha, denominações variadas. Seguidor: aquele que segue alguém ou algo.
Antigamente, as tropas seguiam a um líder. Para mim, a palavra seguidor sempre significou algo ligado diretamente a ideais de existir. O caminho, digamos. Segue-se alguém que se admira ou algo que se deseja para si.
Zeus tinha seguidores. Jesus Cristo tinha seguidores. Bin Laden, igual. Hoje blogs têm seguidores. Twitter também tem seguidores.
Penso: tenho que, a partir disso, redefinir esta palavra, sob pena de perder o alento e, daqui há pouco, achar que ter seguidores no blog transformou-me em líder ou pessoa muito admirada ou algo que se deseja...
Não, definitivamente, para ser hoje um seguidor (e aqui me refiro no sentido amplo da palavra ou seja, seguidor de "qualquer coisa"), basta agradar-se daquilo que admira ou deseja, sem o comprometimento que pesa - ou pesava - quando se dizia ser seguidor de algo ou alguma coisa. Além do que, é mais fácil seguir algo ou alguém hoje do que antes. É só sentar em frente a um computador e pronto... segue-se quem ou o que quiser.
Mas será por que admiramos quem seguimos, queremos o que seguimos?
Fica a pergunta e a necessidade de rever o conceito.

Um comentário:

  1. "Somos assim :
    Gosto dos venenos os mais lentos!
    As bebidas as mais fortes!
    Dos cafes mais amargos!
    E os delirios mais loucos.
    Voce pode ate me empurrar de um penhasco que eu vou dizer:
    E daí
    eu adoro voar!!!"


    Eu vou ser sempre tua seguidora, pois eu sempre te adimiro muito
    Michelle scalon e Lia Furini

    ResponderExcluir